segunda-feira, 25 de novembro de 2013

FIFA veta negros e escolhe brancos

A potência chamada Globo sugeriu um casal de grande e reconhecido talento para apresentação do sorteio dos grupos da Copa. Estamos falando de Lázaro Ramos e Camila Pitanga, atores consagrados nacionalmente.


Mas a Fifa, que comando o futebol mundial e responsável pelo maior evento futebolístico do mundo rejeitou ambos. Exatamente, rejeitou dois atores de primeiro escalão. Seria o motivo o fato de serem negros?

Curiosamente a Fifa escolhe um casal de brancos(!), também talentosos é verdade.

Claro amante do bom senso, fica evidente que esta escolha foi um tapa na cara de cada brasileiro, seja qual for a cor de sua pele. Nossa Nação é um mosaico lindo e maravilhoso de diversas e variadas etnias, fruto de nossa história de descobrimento. Podemos nos orgulhar de não sermos nação de uma só cor mas de diversas. Uma nação gigante pelo própria natureza, de guerreiros que acordam todos os dias para não apenas ganhar o pão de cada dia mas tornar o país, e por que não, o mundo melhor.
Nem só negros, nem só brancos, nem só amarelos, nem só de ricos, nem só de pobres, mas um país diversificado.

Erramos muito ao longo do precurso, um país em desenvolvimento, avançando devagar, mas avançando.  Vencemos, assim como outras nações a Escravidão, batalhamos e ao que vejo ainda temos muito a batalhar contra o racismo e contra o preconceito às minorias.


Claro que a Fifa pode escolher quem bem queira para esta questão do mundial, mas admira, e muito que seja feito um descaso tão grave destes justo num torneio que deveria ser um marco para união dos povos, onde as nações possam jubilar, seja vencendo, seja perdendo neste popular esporte, agregador em sua natureza.
A Copa é de todas as nações e nem todas as nações são feitas de pessoas com traços europeus.

Acaso negros não sabem apresentar um mero evento? Negras seriam incapazes? Não creio que houve um caso intencional e de muito mau gosto de xenofobia por parte desta distinta organização. Prefiro crer que eles não pensaram no assunto. Que vetaram os atores por já terem escolhido antes os apresentadores.

Ainda assim foi um tapa na cara de cada brasileiro. E de cada ser humano na face da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário