quarta-feira, 8 de maio de 2013

Top 30 personagens portadores de deficiencia

É vergonhoso para nosso país, que se diz em ascensão ainda não apresenta melhores condições para locomoção e cuidados aos portadores de deficiencia. A deficiencia em si já é um obstaculo, que felizmente, pode ser vencida quando se dá condições aos portadores. Mas e quando não é o caso?
Por exemplo um cadeirante pode se adaptar se houver rampas de acesso nos lugares públicos, mas quando não a dificuldade torna-se terrível.

Outro lado é que deficiencia não teve ser motivo para não ser dada oportunidades as pessoas, visto que podem exercer muitas atividades dentro do seu campo de restrição, com qualidades por vezes superiores aos demais....

Por isto fiz este top 30 onde apresento personagens que, apesar das dificuldades tiveram (ou não) o fator superação....

30 - Lincoln Rhyme

Num país onde a leitura não é satisfatóriamente incentivada é provável que este detetive da ficção seja desconhecido do grande publico. Mas para alivio dos não leitores é possivel conferir o filme "O colecionador de ossos". Rhyme é um detetive da policia cientifica, responsavel em coletar e analisar vestigios e provas no local do crime. Ele é o melhor no que faz, como todo bom detetive de ficção.
O diferencial em Rhyme é seu trágico acidente, onde ele fica tetraplégico. Apesar da indenização ter tornado ele um milionário(ironia  besta esta né?) ele tem fortes desejos de encerrar sua vida. Não cabe ninguém julgar mas não serve de exemplo de superação.


29 - Kano

No jogo Mortal Kombat encontramos o vilãozinho Kano, um membro de uma gangue que se julgam terroristas chamados de Dragão Negro. Em uma luta ele tem um olho arrancado. Mas acaba ganhando um outro, que de brinde ainda solta raios lasers...


28 - Izaak de Kraken.

Inicialmente um discipulo de Kamus de Aquário( E o Mestre Cristal?) ele quase morreu ao salvar um jovem Hyoga. No processo perdeu um olho e ficou perdido no mar. Mas acabou virando General Marinho de Poseidon.Ou seja perder um olho não o impediu de crescer profissionalmente(rs). Lutou contra Hyoga(e só perdeu porque era contra um protagonista).




27 - Matt Murdock

Antes de se tornar o vigilante demolidor, Matt salvou a vida de um velho de ser atropelado por um caminhão. Entretanto de dentro do caminhão caiu um composto em meio ao lixo radioativo e cegou definitivamente Matt. Recuperado, Matt descobriu que apesar de não enxergar, todos seus sentidos foram super ampliados. Passou a escutar até um alfinete caindo no assoalho, sentir o cheiro das pessoas e difrenciar elas desta forma, ouvir as batidas do coração o que lhe confere a habilidade de saber se a pessoa mente ou não, paladar extraordinamente alto, podendo dizer com detalhes quantos grãos de açucar tem numa torta, Ler com a ponta dos dedos qualquer jornal(ele percebe o relevo da tinta comum. E de brinde um radar semelhante ao dos morcegos, que forma imagens sem cor na sua mente da posição dos objetos. Também tem um senso de equilibrio sem igual e mira perfeita. Além disto treinou artes marciais(ou seja épraticamente um atleta paraolimpico).
Além de exercer a atividade de vigilante Demolidor, ele ainda se tornou um advogado de respeito. è um caso ótimo de superação, pois, mesmo um cego, dentro de suas restrições pode e deve exercer atividades que o incluam socialmente e tenham ensino de qualidade. No caso de Matt seus poderes podem permitir ler qualquer coisa, mas um cego necessita de escritas do tipo Braile.



26 - Capitão Gancho

O nome delejá indica sua deficiencia: um ganchono lugar da mão. Ele a perdeu numa luta contra seu pior inimigo; Peter Pan!
Sim, o menino que se recusa a deixar a infancia(que nem o Michael Jackson) não tem nada de inocente. O danado arrancou a mão do pirata e sem querer querendo deu para o crocodilo comer(que pegou gostopela carne de Gancho e dai estar sempre a espreita do vilão).
Apesar de não ter mais a mão Gancho permaneceu líder de seu bando de piratas. Mais um amostra(embora vilanesca, claro) que portar deficiencia não impede ninguém de exercer cargos de gestor.



25 - Dorinha

A turma da Mônica recebeu uma vizinha difrente das demais crianças: Dorinha,uma menina totalmente cega. Mas a diferença ésó esta, pois comotoda boa criança ela brinca, se diverte, vive! Uma criação maravilhosa de Mauricio de Sousa que nos traz a cada história uma lição valiosa de cidadania.
Um detalhe legal é que para andar pelo bairro do Limoeiro, Dorinha se vale de seu cão guia chamado Radar (gostei do nome).


24 - Humberto

Mais um na cota dos personagens portadores de deficiencia porMauriciode Sousa. Humbertoé mais antigo que Dorinha, é praticamente mudo, mas é reconhecido por exclamar "Hum, Hum!". De certo forma o fatodele ser também deficiente  não o pôs tanto no clima de lição de respeito e cidadania. E porque não? Humberto se misturou a Turma da Mônica como qualquer outro personagem, tantoque algumas histórias fazem piadas tipicas dele e de sua condição sem importar tanto a questão lição às crianças. Foi ruim isso? Não, foi bom, nem sempre se dedica algo a impor as coisas. Humberto é tão comum no imaginário dos leitores da Mônica que ao listarmos os portatores de deficiencia ele quase passou batido. E no fim importa isto, todos sermos iguais.
Quanto a semelhança de Dorinha e ele,  resdide o fatodele também ser feliz, ter superado suas dificuldades...



23 - Dr House

O astuto, genial e incrivelmente sacana Doutor gregory House, protagonista de uma maravilhosa série sobre mistérios da medicina. House é um louco, mas é genial na busca por respostas a mistérios da medicina, sem perder,claro sua postura de sarcastica e aterrorizar sua equipe de médicos.
House entra nesta lista por ele ter perdido parte da mobilidade da perna numa cirurgia complicada(que poderia ter sidopior, amputando sua perna). Por conta distoHouse recorre a remédios contra dor, tornando-se um viciado. Estes remédios aos poucos afetam sua percepção da realidade(hum,um médico te operar doidão? vixi). Mas apesar disto ele ainda é um líder....



22 - Luca, o Da Roda

Mais um da Turma da Mônica que entra na lista. Ele é apelidado de Da Roda, um vez que sendo paralitico anda numa cadeira de rodas motorizada. Coitadinho dele? nada, ele é mais um caso de superação, ainda que na ficção;  é um excelente nadador e até joga basquete... E as minas o consideram um gatinho... mordam-se de inveja os demais...



21 - Tyr

Este é o casomáximo de coragem. Na mitologia nórdica foi o primeiro deus da guerra, título que ele cedeu tranquilamente a Odin. Mas sua bravura sobre os demais deuses se deu no dia em que eles prenderam Fenris Lobo, a fera, cria de Loki com a giganta Angrboda, um imenso deus lobo gigantesco e brutal. A fera é tão poderosa que esta destinada a matar Odin no Ragnarok. Usaram a Gleipnir, uma amarra especial que  ninguém pode destruir. Mas quem conseguia amansar o monstro? A fera fez um acordo que só deixariam eles amarrarem se houve um deus corajoso a por a mão direita na boca dele. Nenhum deus quis, nem mesmo o bravo Thor (caso rara de covardia heim oh do martelo?). Mas Tyr o fez. E claro a fera mordeu e arrancou sua mão mas Tyr nãohesitou e ficou firme. E cumpriu a missão.
Mesmo sem a mão ainda é o guerreiromais destemido de Asgard, superado em força apenas por Odin e Thor (e Heimdall e Balder e a lista é grande).



20 - Alastor Moody - O Olho Tonto

O mais destemido auror(seja lá o que for esta coisa) do universo de Harry Potter. Sua incansavelluta contra bruxos das trevas lhe valeu a perda de partes do corpo, como o olho esquerdo(que ele trocuou por um poderoso olho mágico - dai olho tonto), a perna esquerda (ele colocou uma protese no lugar, anda mancando) e parte do nariz...
Mas ainda assim não desistiu de sua carreira e morreu como um herói para salvar o Harry Potter. Oharry Potter? troca ele lutaria pela Gina,pela Luna, pela Hermione mas pelo Harry? sei não...



19 - Dr Meia Noite

Ele era só um médico que sofreu um acidente que o deixou cego... Bem não exatamente um cego convencional, pois quando na escuridão total ele consegue enxergar. Dai decidiu virar vigilante....



18 - Sagat

O fato dele ser caolho não o impediu de ser um dos piores vilões de Street Fighters. Ele é o mestre do boxe tailandes, sua arte de luta é tão selvagem que muitos gamemaniacos já tiveram vontade de quebrar a máquina por causa do cara, rabudo que dói...



17 - Maya Lopez

Também conhecido como Eco. E também chamada de Ronin. Foi inimiga do demolidor e depois sua aliada e chegou a ser uma nova vingadora... Boa de luta,capaz de replicar num só olhar a técnica de luta de qualquer um( melhor que o Jack Chan). Mas o detalhe maior é que ela é surda... Mas é dificil alguém perceber pois ela lê os lábios e responde falando. uau.



16 -Olhos Vendados

Uma nova X-men.. Tem poderes incriveis de premonição entre outros. Ela é totalmente cega, afinal nasceu sem os olhos. Mas ainda assim faz parte de uma das maiores equipes de heróis de todos os tempos( no universo marvel claro).



15 - Misty Knight

A líder dos heróis de aluguel( que são heróis mas na verdade uns mercenários tipo como os jogadores de futebol sabe?). Ela é uma detetive que perdeu um braço num atentado. Por sorte ganhou uma prótese de Tony Stark ( que claro tinha interesse em algo mais que o braço dela).



14 -Barbara Gordon

Barbara foi a batgirl ou batmoça durante anos, mas tudo mudou na sua vida de forma dramática: O Coringa, durante o arco chamado "A Piada Mortal", entra na casa do Comissário Gordon e atira nela, deixando-a paralitica. Foi um destino trágico para uma super-heroina correto? SIm, mas eis a superação; Barbara se tornou expert em computadores, adotou o codinome Oráculo e passou a dar informações em tempo real aos Heróis, otimizando as missões dos mesmos. Até fundou seu próprio grupode heróis, onde claro ela era  líder;As Aves de Rapina....
É possivel dar a volta por cima basta querer...





13 - Darth Vader

Anakin Skylwalker não deu muito certo na vida. Viveu como escravo durante sua infancia e quan do se liberta tem que viver longe da mãe. Se apaixona mas descobre que tem que manter escondido este amor. Aos poucos é seduzido para o lado negro da força e começa a decair. Perde um braço numa luta. Mesmo com a reconstrução com um prótese cibernética de qualidade logo ele toma outra... Perde as pernas, é queimado e perde quase que totalmente a capacidade pulmonar, necessitando de suporte de vida para continuar a viver. E assim ele se tornou o maior vilão da cultura pop dos anos 70 e 80.



12 - Lan Fan

Ela é uma guerreira. Começa sua carreira no anime Fullmetam Alchemist mas ao longo da série ela sofre a perda do braço. desiste de lutar? Nada, ela continua e até melhora, numa coragem sensacional, usando um braço metálico... É um caso incrivel de coragem e superação. Bem ao estilo anime de ser.

image

11 - Exterminador

O inimigo mais destemido dos novos Titãs é um caolho. Ainda assim suas artes de luta superam o Batman, pode surpreender o Flash e o Lanterna Verde e já mandou para o saco preto muita gente poderosa...


10 - Nick Fury

Mais um caolho na lista. E também líder, desta vez da SHIELD. Tanto na versão branca da terra 616 quanto no ultverso onde é negro ou no filme que é a cara do Samuel L. Jackson, Nick é o es´piãso mais perigoso do mundo, o cara que sabe o que faz. O manda  chuva da mega super agencia de segurança(entenda xeretagem internacional) da Casa das ideias. Ele é tão mandão que os heróis e até vilões se borram com ele... É um dos poucos humanos normais que podem vencer o Capitão América.


9 - Jax

O  Major das forças especias americanas já era imensamente forte para um mero humano(estranho em Mortal Kombat os meros humanos são muitos poderosos) mas ao perder os braços ele recebeu proteses metálicas cibernéticas que o deixam muitas vezes mais forte e mortal.
Para vê que o cara é o cara saiba que el é o chefe imediato de Sonya e brutamontes que a inspirou...


8 - Aquaman

O rei da atlantida num ato de coragem arranca fora a própria mão para salvar o filho e o reino. Apesar de bucha da Liga da Justiça, ele é invocado e valente. E é um rei. No lugar da mão colocou um arpão.



7 -Gavião Arqueiro

Clint Barton é cego dos dois olhos. Ha? Calma gente é a versão dele de um futuro alternativo no arco Velho Logan, onde qause todos os heróis foram exterminados pelos vilões unidos. Barton foi deixado vivo mas tiraram sua visão. Ainda assim ele continua sendo um eximio arqueiro, guiando-se pelo som.


6 -Shiryu

O cavaleiro de bronze de Dragão sacrificou os olhos para salvar Sheya e Shun. Acabou se exilando nos picos antigos´para treinar e praticamente ia se aposentar como cavaleiro, mas num ato de coragem e determinação ele se junta a seus amigos para lutar contra os cavaleiros de ouro. Este é macho mesmo, cego encarando os mais fortes cavaleiros de Athena... Ele acaba recuperando a visão(anime né gente?)... eventualemtne ele teve uma pequena perda de visão temporaria numa saga qualquer mas é outra história...



5 -Cyborg

Victor Stne perdeu um braço, um olho e partes do corpo. seu pai restaurou-o com componentes cibernéticos que o tornou um super-herói. Relutante contra sua situação ele ainda assim se tornou um  membro de honra dos novos titãs(malhação da DC) e até liderou em alguns momentos.  Com o Reboot foi promovido a Liga da Justiça( em Smallville ele já era da Liga)


4-Bruce Wayne

Durante a queda do morcego Basne aleijou Batman. Paralitico, Bruce Wayne saiu de cena, mas ainda operou em algumas missões por fora(diferente do filme onde ficou deitado tranquilo). O Playboy porém foi curado e voltou a usar o manto do morcego.



3-Charles Xavier

O líder e fundador dos X-men, o cara com um sonho de paz e harmonia. Apesar de ser um dos Homo Superior mais poderosos, o telepata teve que conviver com sua deficiencia.. ele é paralitico.... Mas nada o impediu de criar o maior grupo de mutantes e praticamente os caras que lutam pela paz entre duas espécies.


2-Hórus

O deus egipcio, rei de seu panteão é caolho. Perdeu o olho numa batalha. Mas é incrivelmente poderoso assim como o priemiro da ista que é...



1-Odin

Odin sacrificou um olho(por isso é caolho) para adquirir sabedoira e grande poder. desta forma tornou-se o sábio rei de seu panteão, a mística cidade de Asgard, lar dos deuses nórdicos. Pai de Thor.... Ser deficiente não o impediu de ser um líder exemplar














































Um comentário:

  1. Faltou Johnny Joestar mesmo sendo cadeirante é um dos cara mais fortes de JoJo

    ResponderExcluir